O Belenenses e o Automobilismo
Nas décadas de 1950 e 1960, o Clube de Futebol Os Belenenses teve uma secção de motorismo particularmente ativa, responsável pela organização de inúmeras provas integradas no Campeonato Nacional de Condutores, levado a cabo pelo Automóvel Clube de Portugal. A prova de estreia do Belenenses, enquanto clube organizador, foi a 23 de outubro de 1956, um mês depois do nosso aniversário e da inauguração do Estádio do Restelo, sendo o vencedor dessa prova o excelente piloto Joaquim Filipe Nogueira, num Porsche 550 Spyder. Seguiram-se outras provas, que marcaram uma época e que se distinguiram pela qualidade da organização:
ANO | DATA | PROVA |
1955 | 23OUT | I Rali do Belenenses |
1956 | 15JAN | Rali das Rampas |
1957 | 9-11AGO 24SET |
I Rali ao Mediterrâneo* Perícia Aniversário |
1958 | 12JAN 5-7SET |
Rali das Rampas II Rali ao Mediterrâneo* |
1959 | 29-30AGO | I Rali a Monte Gordo* |
1960 | 17-18DEZ | Grande Rali do Belenenses* |
* A contar para o Campeonato Nacional de Condutores
Nesta foto documenta-se um instantâneo da última prova do Campeonato Nacional de Condutores de 1960, disputada nos dias 17 e 18 de dezembro, o Grande Rallye do Belenenses, com um grande piloto desta época, Horácio Macedo, ao volante de um Mercedes 300 SL. A prova seria vencida de forma categórica por Fernando Duarte Ferreira, também num Mercedes 300 SL. De notar que na placa do rali, identificadora do concorrente, figura o emblema do nosso clube.